domingo, 21 de março de 2010

Antonina, Cidade pacata!


Cituada no Litoral paranaernse a beira mar,Antonina, uma das mais belas cidade do Paraná .


História!

Antonina tem suas origens nas catas e faisqueiras de ouro que nos meados do século XVII existiam nos estuários da região. O capitão povoador sesmeiro de Nova Vila (Paranaguá), Gabriel de Lara, concedeu as primeiras sesmarias ao litoral paranaense aos senhores Antonio Leão, Pedro Uzeda e Manuel Duarte, considerados fundadores de Antonina.
A esta época remonta as primeiras ocupações que, no entanto, começam a adquirir contornos mais definidos quando, em 1712, o Sargento Mor Manoel do Valle Porto recebe a carta de sesmaria e instala-se no sitio denominado Graciosa, iniciando trabalho de mineração, que aos poucos atrai outros colonos, formando-se assim um pequeno povoado.
Posteriormente, na esteira de uma tradição de culto que historiadores locais remetem aos anos 1600, os moradores solicitam e obtém licença de Frei Francisco de São Jerônimo, Bispo do Rio de Janeiro, para nesse povoado construir uma capela em louvor a Nossa Senhora do Pilar. Por iniciativa de Manoel do Valle Porto a capela é erigida e 12 de setembro de 1714 ficou considerada a data de fundação de Antonina.
Em torno da igreja forma-se aos poucos uma povoação, ficando o lugarejo conhecido por capela, por isso até hoje os moradores de Antonina são chamados de capelistas.

Em 1797 passa a categoria de vila, com a designação de Antonina, em homenagem ao príncipe da Beira, Dom Antonio, filho de Dom João VI e Dona Carlota Joaquina.
As principais características de sua urbanização atual tem origem na consolidação de sua função como porto, o que está vinculado a conclusão da Estrada da Graciosa em 1873 e à ligação ferroviária com Curitiba que data de 1891.

Atualmente encontra-se num processo de retomada do desenvolvimento econômico como a reativação de seu sistema portuário e da atividade turística.

Conheça o site de Antonina-PR: http://www.antonina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário