quinta-feira, 25 de março de 2010

Em Antonina, o samba não para


Em Antonina, tem uma programação cultural que oferece espetáculos de samba e música popular durante o ano todo.

Os responsáveis pelo atrativo calendário musical são os moradores, que se organizam em um grupo de samba e outro de seresta: Amigos da Carioca e Canto do Mar, respectivamente.

São as apresentações de samba, que ocorrem todos os sábados (exceto nos dias de chuva), a partir das 19 horas, na Praça da Carioca. O grupo é formado por 12 apaixonados por música brasileira, entre homens e mulheres, e, em sua maioria, autodidatas. “Como temos um carnaval forte, que tem escola de samba, somos bons de ouvido e aprendemos a tocar música com facilidade”, conta o aposentado Onamar de Castro, 79 anos, um dos percussionistas do grupo.

O grupo foi formado há três anos, a partir do interesse comum de um grupo de amigos. “Não há um grande marco. Foi algo espontânea”, esclarece Castro.

A qualidade do samba feito pelos antoninenses atrai muita gente de outras cidades e até de outros países. “Eu gosto muito de música brasileira e adoro as canções que tem palavras engraçadas”, revela o engenheiro francês Juseph Barcelo, 55 anos, que passava as férias em Curitiba e aproveitou para conhecer o Litoral do Paraná.

No repertório dos Amigos da Carioca estão canções clássicas, de compositores como Cartola e Noel Rosa, executadas como manda o figurino dos tradicionais sambistas: com todos os músicos vestindo roupas e sapatos brancos. O público, embora não esteja uniformizado, também participa da cantoria. “Quando estamos tocando, sempre perguntamos se alguém quer cantar uma música ou declamar uma poesia. Muita gente aceita e se apresenta. É assim que gostamos de interagir com a plateia”, explica Castro.

Outra forma de agradar os espectadores é incluir canções famosas no repertório. “Sempre sai um bolero e algumas músicas sertanejas. A ideia é fazer um som bem popular mesmo”, conta o percussionista.

Matéria da Gazeta do Povo Publicada em 27/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário